quarta-feira, 15 de junho de 2011

Interpretação de texto para imprimir 4 /5º anos


A CHATA OU AS BARATAS

Esta noite tive um sonho. Sonhei que os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas, baratas, todos tinham a voz ardida da minha Irmã mais nova, a Andreia.
No sonho, todos os bichos começaram a se manifestar ao mesmo tempo: o cachorro latia, o gato miava, as moscas zumbiam, as baratas corriam e os peixes nadavam. Eu queria fugir, mas as pernas não me obedeciam. Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus pés descalços... Ai!
Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saia, e quando saiu era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu sonho e falou:
-- ACORDA, VAMOS BRINCAR!
Pulei da cama e, quando à vi acordada em cima do meu pé, no lugar das baratas, confesso: até que gostei...
Pensando bem, minha irmã não é assim tão ruim como parece.


                                                                                                                         Dilea Frate


1.  Os bichos que, no sonho do narrador, tinham a voz igual à da Andréia eram

A) os cachorros, gatos e peixes.
B) os cachorros, gatos, peixes e pássaros.
C) os cachorros, gatos, peixes, pássaros e moscas.
D) os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas e baratas.

2.  Você entende que, no sonho, o narrador ficou apavorado, sem voz, porque

A) as baratas começaram a subir em seus pés.
B) os bichos tinham a mesma voz ardida da irmã.
C) a irmã não era assim tão ruim.
D) a irmã entrou em seu sonho e falou.

3. A frase Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus
pés descalços... e as reticências (...) mostram que as baratas

A) pararam de subir nos pés do menino.
B) continuaram a subir, subir, subir.
C) fugiram assustadas.
D) ficaram cegas de repente.

4.  O texto A chata e as baratas foi escrito para

A) explicar por que as crianças sonham.
B) ensinar que irmãos não devem brigar.
C) contar uma história divertida.
D) provar que as crianças são sempre medrosas.

5.  Um título que também combina com o texto 3 é

A) A voz dos bichos.
B) O fim de um pesadelo.
C) Os bichos que eu amo.
D) Um lindo sonho.

Releia este trecho para responder às questões 6 e 7.

Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu
era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu
sonho e falou:
— ACORDA, VAMOS BRINCAR!

6.  A frase — ACORDA, VAMOS BRINCAR! , escrita em letras maiúsculas e o ponto de
exclamação (!) mostram que Andréia estava

A) assustada.
B) nervosa.
C) triste.
D) animada.

7.  As frases destacadas, em negrito, no trecho acima representam a fala
A) do narrador.
B) de Andréia.
C) de um dos bichos.

D) da mãe das crianças

51 comentários:

  1. amei a atividade gostei muito






    obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens.Achei criativa e supriu o que eu procurava.Continue nos ajudando.DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Amém! Fico feliz em poder contribuir de alguma forma com os professores.
    Sempre que tiver tempo irei postar atividades, mesmo depois que assumir a direção de uma creche em minha cidade, isso será uma forma de me manter conectada com as salas de aula e com os professores, nunca me deixem...

    ResponderExcluir
  4. lindo esse texto os alunos vão amar...obrigada

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu blog e obrigada por compartilhar conosco de suas idéias. Amei as atividades. Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelos elogios, é sempre um prazer poder compartilhar! abços.

    ResponderExcluir
  7. parabéns pelo seu lindo trabalho... adorei, meus alunos tb adoraram, muito obrigado!
    (Iakson Vilela)

    ResponderExcluir
  8. Passei por aqui e fiquei!!! Adorei! Parabens pelo lindo blog! Vá conhecer o meu tb e seguir se gostar! Beijoca

    ResponderExcluir
  9. gostei muito desse texto

    ResponderExcluir
  10. muito obrigada , você me ajuda sempre

    ResponderExcluir
  11. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Amei seu texto e as crianças também

    ResponderExcluir
  12. Fico feliz que vcs estejam gostando e aproveitando o texto, em breve postarei as respostas, ok?

    ResponderExcluir
  13. parabéns e obrigada por compartilhar conosco das suas ideias. Meus alunos adoraram o texto. bjs

    ResponderExcluir
  14. ñ gostei pq num tem as respostas!!!!

    ResponderExcluir
  15. adorei ,parabénsssss!!!!

    ResponderExcluir
  16. Amei o texto, meus alunos também.. A interpretação está ótima. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  17. Creio que as crianças gostam desse texto porque se identificam com ele.Obrigada pelos elogios!!

    ResponderExcluir
  18. Obrigado!!!


    Amei esse texto.

    ResponderExcluir
  19. ola eu gostei um pouco das atividades ,pois minha filha aprendeu isso no 2 ano

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito das atividades,pois e bastante criativa.

    ResponderExcluir
  21. não consigo imprimir o texto, não achei a janela para impressão

    ResponderExcluir
  22. amei vou falar desse blog para meus amigos

    ResponderExcluir
  23. muito lindo seu trabalho

    ResponderExcluir
  24. adorei . porque as perguntas foram bem elaboradas. vou trabalhar com meus alunos

    ResponderExcluir
  25. adorei achar este blog agora posso ajudar melhor meu filho nos seus estudos. obrigado.Maria Luiza \Juiz de Fora_MG

    ResponderExcluir
  26. Muito legal a atividade. Estava precisando exatamente disso para fazer minha aula prática no estágio. Muito bom o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Oi Rose, suas atividades são ótimas não poderia esperar menos. Gostei do texto mas tive que redigitar pois na hora de imprimir sai pequeno ou distorcido, mas valeu texto ótimo.
    bjs miga

    ResponderExcluir
  29. Obrigada pela dica, vou tentar arrumar o texto , para que saia corretamente na hora de imprimir.
    Muitos textos aqui postados, realmente tem que ser redigitados, assim como as atividades, devem servir apenas como ideias adaptáveis, pois muitas são tradicionais, mas com, bom senso, pode se tornar mais construtivistas.
    Obrigada pela visita , amiga!!

    ResponderExcluir
  30. que DEUS te abençoe e te de cada vez mais sabedoria nessa linda profissao;parabens

    ResponderExcluir
  31. essa bosta da prof nao deixa estudadar mas eu ammei

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. Oi Aninha, fico feliz porque vc gostou, esse texto e muito legal e faz o maior sucesso com a garotada.

    ResponderExcluir
  34. Excelente o seu blog! Adorei!

    ResponderExcluir
  35. por favor poste as respostas....

    ResponderExcluir
  36. MARAVILHOSO!!! ME AJUDA MUITO. ATIVIDADES EXCELENTES.

    ResponderExcluir
  37. Adorei este site!!!!!!!!!! Atividades maravilhosas!! Copiei tudo pra dar aos meus alunos do 4 ano. Abraços.

    ResponderExcluir
  38. Muito bom! Mas gostaria de receber o gabrito.

    ResponderExcluir
  39. muito boa as atividades vou utilizar na minha salinha!

    ResponderExcluir
  40. Amei!!! Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.