terça-feira, 12 de abril de 2011

Fábula O macaco e o crocodilo com interpretação ( alternativas e escrita)

Nome_________________________________





O MACACO E O CROCODILO
Fábula africana

O macaco vivia numa mangueira perto de uma margem do rio. Certo dia, um crocodilo se aproximou.
“ Humm” , o crocodilo pensou, “ Estou com vontade de comer coração de macaco no jantar.” Então, ele disse para o macaco:
─ Desça da árvore para brincar comigo.
─Eu não posso brincar com estranhos─ respondeu o macaco.
─ Mas eu quero lhe mostrar uma mangueira do outro lado do rio, que dá mangas muito melhores que a sua árvore.
─È mesmo? ─ exclamou o macaco─ Mas eu não sei nadar.
─ Não tem problema─ sorriu o crocodilo. ─ Pule nas minhas costas que eu o ajudo atravessar o rio.
O macaco pulou nas costas do crocodilo. Logo estavam no meio do rio.
De repente, o crocodilo começou a mergulhar, com o macaco ainda em suas costas.
─ Socorro! Pare! Estou me afogando! ─ gritou o macaco.
─ Segure-se ─ o crocodilo sorriu. ─ eu vou afogá-lo, pois quero comer coração der macaco no jantar, e você foi burro o suficiente para confiar em mim.
─ Ah─ lamentou-se o macaco. ─ Eu gostaria que tivesse me contado a verdade. Aí eu teria trazido o meu coração comigo.
─ Quer dizer que você deixou o seu coração na mangueira? ─ perguntou, descrente o crocodilo.
─ Mas é claro─ respondeu o macaco. ─ Nesta selva perigosa os macacos não correm por aí com seus corações. Nós os deixamos em casa. Mas vou lhe dizer o que podemos fazer. Você me leva para a mangueira com frutas maduras, do outro lado do rio e depois podemos voltar para pegar meu coração.
─ Nada disso─ desdenhou o crocodilo. ─ Vamos voltar e pegá-lo agora mesmo! Segure-se aí!
─ Tudo bem─ concordou o macaco.
Então o crocodilo deu meia volta e rumou para mangueira do macaco. Assim que eles chegaram à margem, o macaco subiu na árvore e jogou uma manga na cabeça do crocodilo.
─ Meu coração está aqui em cima, crocodilo estúpido! ─ disse ele─ Se quiser comê-lo, vai ter que subir aqui e pegar!

O macaco e o crocodilo, Fábulas do mundo todo. São Paulo: editora Melhoramentos.


01. O macaco pulou das costas do crocodilo porque
a) achava o rio muito largo.
b) Confiava no amigo.
c) Gostava de brincar.
d) Não sabia nadar.

02. O crocodilo aproximou-se do macaco para
a) ajudar o vizinho.
b) Brincar com ele.
c) Satisfazer um desejo.
d) Tornar-se seu amigo.

03. No trecho -“ Ah- lamentou-se o macaco.” Percebe-se que ele estava
a) fingindo.
b) Assustado
c) Raivoso
d) Sorridente

04. O crocodilo resolveu voltar porque queria
a) afogar o macaco no rio.
b) Dar ajuda ao macaco.
c) Ensinar o macaco a nadar.
d) Pegar o coração do macaco.

05. Esta fábula sugere que o
a) crocodilo é mais esperto que o macaco.
b) Crocodilo e o macaco são muito amigos.
c) Macaco é mais esperto que o crocodilo.
d) Macaco e o crocodilo são engraçados.

06. A história trata especialmente da
a) esperteza.
b) Maldade
c) Gula
d) Ignorância.
Interpretação escrita
1) O que conta a história?
2) Que tipo de texto é este? Justifique.
3) Quais são os personagens?
4) Onde ocorre a história? Copie um trecho do texto que comprove sua resposta.
5) Qual foi o problema enfrentado pelo macaco e como foi resolvido?
6) Qual das personagens foi mais esperto? Explique.
7) Esse texto está escrito em 1ª pessoa ou
3ª pessoa? Justifique.
8) Pinte de azul no texto as falas do macaco e de vermelho as falas do crocodilo.
9) Reescreva o 1º parágrafo do texto em 1ª pessoa.
10) Copie o trecho que você mais gostou e faça um bonito desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.