terça-feira, 5 de abril de 2011

Fábula As frutas do jabuti

AS FRUTAS DO JABUTI

O jabuti, pequenino, vagaroso, foi perguntar ao macaco o que deveria fazer para colher frutas no tempo da safra, ele que não pode subir em árvores. O macaco informou:

– É simples. Vá para debaixo da árvore que estiver carregada e espere um dia de vento. Quando a ventania sacudir os galhos as frutas caem e você aproveita.

Está entendido?

Num dia em que o vento soprava continuamente, o jabuti pôs-se por baixo do que ele julgava árvore e ficou esperando a queda dos balouçantes frutos.

Veio o macaco e perguntou, surpreendido:

– Que está você fazendo aqui?

– Esperando que o vento derrube aquelas duas frutas...

– Não são frutas, seu idiota. São os escrotos do touro!

– Ai! Ai! Nem tudo que balança cai...

(fábula popular, narrada pelo poeta Jorge Fernandes [1887-1953] in: Grande Fabulário de Portugal e do Brasil. Vieira de Almeida e Luís da Câmara Cascudo.
Edições Artísticas Fólio, Lisboa. 1962)

3 comentários:

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.