quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Avaliação diagnóstica O LENHADOR HONESTO


LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO:

EMEIF____________________________________________________ data__________
Nome:_______________________________________________________ , nº________

Avaliação diagnóstica- Português

O LENHADOR HONESTO

Há muito tempo, numa floresta verdejante e silenciosa, próximo de um riacho de águas cristalinas e espumantes corredeiras, vivia um pobre lenhador que trabalhava muito para sustentar a família. Todos os dias, empreendia a árdua caminhada floresta  adentro, levando ao ombro o seu afiado machado. Partia sempre assobiando contente, pois sabia que, enquanto tivesse saúde e o machado, conseguiria ganhar o suficiente para comprar o pão de que a família precisava.
Um dia, estava ele cortando um enorme carvalho perto do rio. As lascas voavam longe e o barulho do machado ecoava pela floresta com tanta força que parecia haver uma dúzia de lenhadores trabalhando. Passado algum tempo, resolveu descansar um pouco. Recostou o machado na árvore e virou-se para se sentar, mas tropeçou numa raiz velha e retorcida e esbarrou no machado; antes que pudesse pegá-la, a ferramenta caiu ribanceira abaixo, indo parar no rio!
O pobre lenhador vasculhou as águas tentando encontrar o machado, mas aquele trecho era fundo demais. O rio continuava correndo com a mesma tranquilidade de sempre, ocultando o tesouro perdido.
— O que hei de fazer? Perdi o machado! Como vou dar de comer aos meus filhos? — gritou o lenhador. Mal acabara de falar, surgiu de dentro do riacho uma bela mulher. Era a fada do rio que viera até à superfície ao ouvir o lamento.
–– Por que estás sofrendo tanto? — perguntou em tom amável. O lenhador contou o que acontecera e ela mergulhou em seguida, tornando a aparecer na superfície segundos depois com um machado de prata.
–– É este o machado que você perdeu?
O lenhador pensou em todas as coisas lindas que poderia comprar para os filhos com toda aquela prata! Mas o machado não era dele, e balançou a cabeça, dizendo:
–– Meu machado era de aço.
A fada das águas colocou o machado de prata sobre a barranca do rio e tornou a mergulhar. Voltou logo e mostrou outro machado ao lenhador:
–– Talvez este machado seja o seu, não?
–– Não, não! Esse é de ouro! Vale muito mais do que o meu.
A fada das águas depositou o machado de ouro sobre a barranca do rio. Mergulhou mais uma vez. Tornou a subir à tona. Desta vez, trouxe o machado perdido.
–– Esse é o meu! É o meu, sim; sem dúvida!
–– É o seu — disse a fada das águas —, agora também são seus os outros dois. São um presente do rio, por você ter dito a verdade.
À noitinha, o lenhador empreendeu a árdua caminhada de volta para casa com os três machados às costas, assoviando contente e pensando em todas as coisas boas que eles iriam trazer para sua família.

(POULSSON. Emile. In: BENNET, William J. O Livro das Virtudes para Crianças São Paulo; Editora Nova Fronteira, 1993. (Fragmento

1) O lenhador levava uma vida difícil, mas trabalhava com alegria porque podia sustentar sua família. O que representa o machado para o lenhador?

a) Um mero instrumento de trabalho
b) Uma forma de trabalhar sem esforço
c) Um meio de não ter concorrência
d) Uma ferramenta de estimação pois o ajuda sempre.


2) Cansado, o lenhador interrompeu seu trabalho por um instante. Nesse momento, ele tropeçou na raiz e esbarrou no machado que, colocado junto a uma árvore, caiu no rio.
O que se pode observar quanto à reação do lenhador, ao perder o machado?

a) Ficou desesperado e sofrendo muito.
b) Esperou que as águas tranqüilas devolvessem seu machado
c) Ficou calmamente assentado e pensativo
d) Orou simplesmente pedindo seu machado de volta.

3) Antes de trazer à superfície o machado de aço do lenhador, a fada do rio mostrou-lhe outros machados. A razão porque ela agiu assim foi:

a) Ela não conhecia o machado perdido
b) Ela queria saber se o lenhador era honesto
c) Ela queria saber qual o machado era mais valioso
d) Ela queria saber se ele tinha realmente procurado o machado no rio.

4) “Um dia, estava ele cortando um enorme carvalho perto do rio. As lascas voavam longe e o barulho do machado ecoava pela floresta com tanta força que parecia haver uma dúzia de lenhadores trabalhando”. Ao ler este trecho você pode entender,EXCETO:

a) Havia  mais de dez lenhadores cortando carvalhos  na floresta
b) O machado por ser afiado possibilitava rapidez nos cortes
c) O machado jogava as lascas longe do carvalho
d) O lenhador era rápido e ágil com seu machado.

5) Na história que você leu, não há moral, mas há algumas “pistas” no texto que permitem identificar a construção de um ensinamento moral. Que ensinamento moral pode ser identificado nele?

a) Quem tudo quer tudo perde
b) Para bom lenhador qualquer machado serve
c) A honestidade é capaz de derrubar muitas barreiras
d) O grito é um bom recurso quando se está perdido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.