quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Textos com alternativas


DOMINGÃO

Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca.
- E aí, cara? Vamos no cinema?
- Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo...
- Eu também tava, cara. Mas já estou melhor.
E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mane que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima seção.
Saímos de lá, comentando:
- Que filme massa!
- Maneiro mesmo!
Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão. Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais
.

CAVÉQUIA, MarciaPaganini,I



Os dois personagens que conversam nesse texto são




Adultos.


            


Crianças.


         


Idosos.





Jovens.



A FORMIGA E O GRÃO DE TRIGO

Durante a colheita, um grão de trigo caiu no chão. Ali ele esperou que a chuva o enterrasse.
Então surgiu uma formiga que começou a arrastá-la para o formigueiro.
___ Por favor, me deixe em paz! - Protestou o grão de trigo.
___ Mas precisamos de você no formigueiro - disse a formiga - se não tivermos você para nos alimentar, vamos morrer de fome no inverno.
___ Mas eu sou uma semente viva - reclamou o trigo - não fui feito para ser comido. Eu devo ser enterrado no solo para que uma nova planta possa crescer a partir de mim.
___ Talvez - disse a formiga -, mas isso é muito complicado para mim. E continuou a arrastar o trigo.
___ Ei, espere! - disse o trigo. Tive uma idéia. Vamos fazer um acordo!
___ Um acordo? - perguntou a formiga.
___ Isso mesmo. Você me deixa no campo e, no ano que vem, eu lhe dou cem grãos.
___ Você está brincando - disse a formiga descrente.
___ Não, eu lhe prometo cem grãos iguais a mim no próximo ano.
___ Cem grãos de trigo para desistir de apenas um? - disse a formiga desconfiada. - Como você vai fazer isso?
___ Não me pergunte - respondeu o trigo -, é um mistério que não sei explicar. Confie em mim.
___ Eu confio em você - disse a formiga, que deixou o grão de trigo em seu
lugar.
E, no ano seguinte, quando a formiga voltou, o trigo tinha mantido sua promessa.

O desentendimento entre os personagens da história inicia quando:



o grão de trigo cai no solo.


            


o trigo diz que é uma semente viva.


         


a formiga começa a arrastar a semente.





a formiga aceita fazer um acordo com o trigo.
Na frase,"Cem grãos de trigo para desistir de apenas um?", o uso do ponto de
interrogação indica:




afirmação



            


admiração


         


confirmação





dúvida









LEIA O TEXTO PARA QUE SERVE O SONO?
Entenda por que dormir bem
ajudou a irmã de Ptix a tirar
boa nota na prova!

      Todo mundo dorme todo dia, inclusive os bichos. Se a gente for somar o sono de cada dia, uma criança de 9 anos deve ter dormido um tempo total de 3 anos! Já pensou? Mas pra que serve todo esse tempo de sono?
   
  O Sidarta Ribeiro, cientista do Instituto Internacional de Neurociência da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, pesquisa esse assunto. E ele chegou à conclusão de que o sono é um fixador de memórias. Quer dizer: quando a gente dorme, as memórias do dia são fixadas no cérebro, o que facilita que lembremos delas no dia seguinte. Quem dorme mal ou vira a noite estudando tem mais dificuldade de lembrar do que estudou.
Por isso, o Ptix se deu mal na prova, e a irmã dele não. O jeito é estudar durante o dia, e caprichar no sono de noite...


Roberto Lent. Ciência hoje das Crianças. 16 set. 2005
                                                                                             Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br
                                                            Acesso em: janeiro 2007.



O texto acima tem a finalidade de:






ensinar sobre o sono.


            


fazer propaganda de uma boa noite de sono.


         


contar sobre as descobertas sobre o sono.





informar sobre a importância do sono.











 NO MEIO DA RUA


___ Por que você está carregando esta cama?
___ Ordens do meu médico.
___ O médico mandou você andar por aí com a cama?
___ Sim, recomendou que não deixasse a cama até a semana que vem.

Lourdes Erburu e José Morán. Maria Luisa. Piada para toda a família.
São Paulo: Girassol, s/d.

O humor do texto está presente:




ao interpretar a fala do médico com outro sentido.


            


ao carregar a cama nas costas.


         


ao conversar com o amigo.




ao fazer o que o médico mandou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.