terça-feira, 4 de junho de 2013

Pantanal - Texto informativo



Dizem que quem chega ao Pantanal se sente no paraíso. De manhã e no fim da tarde, o céu tem cores diferentes e os bichos fazem festa: os barulhos dos pássaros, dos sapos e dos grilos vêm de todos os lugares. Se prestarmos atenção, quem sabe até ouvimos um jacaré mergulhando em uma lagoa.

O Pantanal matogrossense é uma grande planície de 210 mil quilômetros quadrados, que se estende dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul até o Paraguai e a Bolívia. É a maior planície alagada do planeta, onde acontece o pôr-do-sol mais bonito do Brasil.
Tem também os rios com mais peixes, jacarés, capivaras e piranhas de todo o mundo. E também grandes fazendas onde se cria gado e onde moram habilidosos peões de boiadeiro.
O rio Paraguai e seus afluentes (Miranda, Taquari, São Lourenço) são os grandes canais de água que invadem os campos do Pantanal durante o verão. É uma verdadeira inundação! De outubro a abril é época de cheia dos rios, quando osbichos se escondem e a água transforma tudo em um grande pântano.
Na época de seca (que não chega a seruma seca tão forte como a do sertão e a dos desertos), o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense se revela. Os rios voltam ao seu nível normal e nas planícies se formam lagoas e enseadas onde os bichos gostam de morar.
São passarinhos de várias espécies: sabiás, bem-te-vis, colhereiros, garças cor-de-rosa, saracuras, araras-azuis e araras-vermelhas, tucanos, tuiuiús.
Aliás, o tuiuiú é a maior ave brasileira e o pássaro símbolo do Pantanal. Ele tem o corpo branco, com asas bem grandes, a cabeça preta e o pescoço vermelho.
Os tuiuiús andam em bandos e voam todos juntos. Depois, descansam nas árvores secas, como se fossem uma grande flor nos galhos das árvores do Pantanal.

Mas existem muitos outros bichos nesse paraíso. Você sabe qual é a principal atividade do homem pantaneiro? Vamos dar mais uma volta ...

Os brejos e as lagoas pantaneiras são repletos de peixes, principalmente de dourados e de piranhas. Nas margens, os jacarés tomam banho de sol. Eles dormem ao sol durante o dia e de noite ficam acordados, com os olhos arregalados para fora d’água.
Andando de chalana (um barquinho pantaneiro) nessas águas estamos a salvo dos ataques de piranhas e jacarés e podemos ver mais bichos: tatus, antas e capivaras.
As onças-pintadas caçam esses bichos no meio do mato e se escondem dos homens. As cobras do Pantanal, como as sucuris, também são difíceis de se ver. Ainda bem! As sucuris são cobras bem grandes, que engolem até uma vaca sem mastigar!
A criação de bois é a principal atividade do homem pantaneiro. Nas cidades mais próximas do Pantanal, como Aquidauana, Miranda e Corumbá, existem grandes fazendas de gado.
O gado criado no Pantanal é da raça nelore: os bois são branquinhos e têm uma corcunda no lombo, chamada cupim. Os homens pantaneiros cavalgam seus cavalos e tocam berrante: um grande chifre que quando é assoprado faz um barulhoque imita um mugido de vaca, bem grave e demorado. Os peões pantaneiros levam a boiada pelas águas do Pantanal e gostam de cantar e tocar viola.

Quando o dia vai indo embora no Pantanal o sol vai caindo no horizonte, pintado de vermelho, como uma enorme bola de fogo, derramando suas cores. O pôr-do-sol no Pantanal deixa toda a paisagem alaranjada. Não cansa nunca: as cores e os desenhos que o sol faz nas nuvens, nos lagos e na vegetação é diferente a cada fim de tarde. Os bichos ficam todos animados. Voam, gritam e cantam felizes com mais um dia que se vai. O Pantanal é um paraíso que muda todo dia.
 


fonte: canalkids

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.