DE CARTA EM CARTA
“Seu
Governo,
Meu avô trabalhou a vida inteira e
está muito cansado. Precisa descansar e não aguenta mais
ficar suando no calorão do sol. Precisa
se sentar para ficar olhando o mar, tomando água de coco
e pensando na vida. Ou conversando e
jogando dominó com os amigos, debaixo de alguma das
árvores que ele plantou. Não quer se
preocupar mais com trabalho.
Ele tem direito, sabe? E sabe também?
Ele é o melhor jardineiro do bairro, venha só ver as flores
e os canteiros. Pergunte a qualquer um
dos canteiros do Seu José. Mas agora ele não aguenta
mais cuidar das plantas o tempo todo,
tem horas que prefere descansar. E, se eu tiver que ajudar,
acabo não indo à escola.
Quem disse que ele tem direito foi a
minha professora. Ela é bonita e sabe muitas coisas. Ela
ensina para muita gente. Pode até lhe
ensinar, senhor governo. Se você precisar aprender com ela,
vou lhe explicar: a escola fica em
frente à igreja e ainda tem umas carteiras vazias na minha sala.
Mas no time de futebol, não tem lugar.
Só se for no banco de reserva. Ou se o cara jogar mesmo
muito bem.
Responda logo, porque meu avô José
está velhinho e não aguenta mais esperar muito tempo.
Atenciosamente,
Pepe”
MACHADO, Ana Maria. De carta em carta.
São Paulo: Salamandra, 2002. p. 27.
De
olho no texto
1.
Por que o menino diz que o avô está muito cansado?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Quais são as atividades que o menino acha que o avô deve fazer agora?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
3.
Qual o objetivo do menino ao escrever essa carta?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
4.
Para quem o garoto escreve a carta? Quem você acha que são as pessoas que irão responde-la?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
5.
Releia esse trecho:
Ele
é o melhor jardineiro do bairro, venha só ver as flores e os canteiros.
Pergunte a qualquer um dos canteiros do
Seu José. Mas agora ele não aguenta mais cuidar das plantas o tempo todo, tem
horas que prefere descansar.
a)
Qual é a provável profissão do avô?
________________________________________________________________________
b)
Quem é o Seu José, que aparece citado no trecho acima?
________________________________________________________________________
c)
A partir da leitura do texto, é possível saber se o avô é um bom profissional?
Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
6.
Que palavra o menino usou para se despedir do Governo no final da carta?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
7.
Pensando nessa forma de despedida, você acha que o menino usou uma linguagem
mais formal ou mais informal? Por que ele fez essa escolha?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
8.
No decorrer da carta, o menino acaba tratando com o governo assuntos que não
são sobre o seu
avô. Você acha que o governo irá se interessar por esses assuntos? Justifique
sua resposta.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
9.
Relembre a estrutura das cartas que você já leu. Que partes estão faltando na
carta do menino?
________________________________________________________________________
1.
Neste bimestre, você analisou a letra M e a letra N. Pensando nas descobertas
que você fez,leia
o texto abaixo e descubra os cinco erros de ortografia que foram cometidos por
uma criançaque
ainda não fez esse estudo.
Querida vovó,
Estamos todos adoramdo as férias! A
praia é limda e os passeios de barco no mar são inperdíveis!
Estamos semtindo falta dos seus
carinhos e daquele macarrão gostoso que só você sabe fazer!
Um
beijo
Laura
2.
Reescreva o texto, fazendo as correções.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário