quarta-feira, 25 de maio de 2011

Interpretação de carta e sugestão de produção textual




DE CARTA EM CARTA
“Seu Governo,
Meu avô trabalhou a vida inteira e está muito cansado. Precisa descansar e não aguenta mais
ficar suando no calorão do sol. Precisa se sentar para ficar olhando o mar, tomando água de coco
e pensando na vida. Ou conversando e jogando dominó com os amigos, debaixo de alguma das
árvores que ele plantou. Não quer se preocupar mais com trabalho.
Ele tem direito, sabe? E sabe também? Ele é o melhor jardineiro do bairro, venha só ver as flores
e os canteiros. Pergunte a qualquer um dos canteiros do Seu José. Mas agora ele não aguenta
mais cuidar das plantas o tempo todo, tem horas que prefere descansar. E, se eu tiver que ajudar,
acabo não indo à escola.
Quem disse que ele tem direito foi a minha professora. Ela é bonita e sabe muitas coisas. Ela en0
sina para muita gente. Pode até lhe ensinar, senhor governo. Se você precisar aprender com ela,
vou lhe explicar: a escola fica em frente à igreja e ainda tem umas carteiras vazias na minha sala.
Mas no time de futebol, não tem lugar. Só se for no banco de reserva. Ou se o cara jogar mesmo
muito bem.
Responda logo, porque meu avô José está velhinho e não aguenta mais esperar muito tempo.
Atenciosamente,
Pepe”
MACHADO, Ana Maria. De carta em carta. São Paulo: Salamandra, 2002. p. 27.
De olho no texto
1. Por que o menino diz que o avô está muito cansado?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
2. Quais são as atividades que o menino acha que o avô deve fazer agora?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
3. Qual o objetivo do menino ao escrever essa carta?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
4. Para quem o garoto escreve a carta? Quem você acha que são as pessoas que irão respondêla?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

5. Releia esse trecho:
Ele é o melhor jardineiro do bairro, venha só ver as flores e os canteiros. Pergunte a qualquer um
dos canteiros do Seu José. Mas agora ele não aguenta mais cuidar das plantas o tempo todo,
tem horas que prefere descansar.
a) Qual é a provável profissão do avô?
______________________________________________________________________________
b) Quem é o Seu José, que aparece citado no trecho acima?
______________________________________________________________________________
c) A partir da leitura do texto, é possível saber se o avô é um bom profissional? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
6. Que palavra o menino usou para se despedir do Governo no final da carta?
______________________________________________________________________________
7. Pensando nessa forma de despedida, você acha que o menino usou uma linguagem mais formal
ou mais informal? Por que ele fez essa escolha?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
8. No decorrer da carta, o menino acaba tratando com o governo assuntos que não são sobre o
seu avô. Você acha que o governo irá se interessar por esses assuntos? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

9. Relembre a estrutura das cartas que você já leu. Que partes estão faltando na carta do menino?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Padrões da escrita

Leia o texto abaixo e descubra os cinco erros de ortografia que foram cometidos por uma criança

Querida vovó,
Estamos todos adorrando as férias! A praia é limda e os passeios de baco no mar são imperdíveis!
Estamos semtindo falta dos seus carinhos e daquele macarão gostoso que só você sabe fazer!
Um beijo
Laura

Re escreva a cartinha de Laura corretamente
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







Nenhum comentário:

Postar um comentário

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.