domingo, 29 de maio de 2011

Fábula O corvo e o pavão- Interpretação textual




O Corvo e o Pavão
 
  O pavão, de roda aberta em forma de leque, dizia com desprezo ao corvo:
 ▬ Repare como sou belo! Que cauda, hein? Que cores, que maravilhosa plumagem! Sou das aves a mais formosa, a mais perfeita, não?
  ▬ Não há dúvida que você é um belo bicho -- disse o corvo. Mas, perfeito? Alto lá!
  ▬ Quem quer criticar-me! Um bicho preto, capenga, desengraçado e, além disso, ave de mau agouro... Que falha você vê em mim, ó tição de penas?
  O corvo respondeu:
  ▬  Noto que para abater o orgulho dos pavões a natureza lhes deu um par de patas que, faça-me o favor, deu um par de patas que, faça-me o favor, envergonharia até a um pobre diabo como eu...
  O pavão, que nunca tinha reparado nos próprios pés, abaixou-se e contemplou-os longamente. E, desapontado, foi andando o seu caminho sem replicar coisa nenhuma.
  Tinha razão o corvo: *não há beleza sem senão*.
 
(Monteiro Lobato. *Fábulas*. São Paulo, Brasiliense, 1994. p. 30.)
 
Estudo do texto
 1. Quais são as personagens dessa história?
________________________________________________________________________________
 2. O que significam as expressões em destaque:
 a) "*O pavão, de roda aberta em forma de leque*, dizia com desprezo ao corvo:"
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 b) "(...) Mas, perfeito? *Alto lá*!"
________________________________________________________________________________ c) "(...) capenga, desengraçado e, além disso, *ave de mau agouro*..."
________________________________________________________________________________
 3. Pinte as falas presentes no texto.
 a) O que você observou para descobrir quais são as falas?
________________________________________________________________________________
 4. Copie do   texto as palavras que caracterizam a beleza do pavão.
_______________________________________________________________________________
 5. Quem aponta as características do pavão?
_______________________________________________________________________________
 6. Agora, copie as palavras que caracterizam a aparência do corvo
_______________________________________________________________________________
 7. Quem aponta as características do corvo?
______________________________________________________________________________
 8. Agora, caracterize o jeito de agir do pavão.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. O que o corvo disse que deixou o pavão triste e desapontado?
_____________________________________________________________________________
 10. O que você entendeu da conclusão da história: "não há beleza sem senão"?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12 comentários:

  1. legal !!! eu tenho 10 anos e meu trabalho ta otimo .... que bom que tem esse saite !!!

    ResponderExcluir
  2. Não tenho como te agradecer as inúmeras dicas de como elaborar um trabalho de qualidade, vc é de mais amiga de trabalho! Mande-me um e-mail(adrianasilvapittygmail.com).

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana, entre no meu facebook Roseli Aparecida Tavares, lá podemos nos comunicar melhor. Ok?

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, me ajudou muito♥

    ResponderExcluir
  5. oi querida adorei o seu blog gostaria por gentileza que você coloca-se mais texto pra podemos trabalhar com alunos do 5 ano. obrigado fica com deus.

    ResponderExcluir
  6. Adorei. Veio complementar meu trabalho com fábulas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. obrigado me ajudou muito

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. OBRIGADO..SÃO PESSOAS COMO ESTA,
    DESTE BLOG QUE FAZ PESSOAS COMO EU ACHAR QUE VALE A PENA AJUDAR,TEM ME AJUDADO MUITO..

    ResponderExcluir
  10. Oi José Maria, obrigada pelas palavras de carinho!

    ResponderExcluir
  11. Oi amei o seu blog mas vc sabe as respostas das questoes rsrs um bj!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Amei o blog e as atividades! Obrigada!

    ResponderExcluir

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.