EMEIF______________________________________________data_____/____/____
Nome____________________________________________________ 3º Ano______
Avaliação diagnóstica – interpretação de Fábulas
A formiga e a pomba
Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber ága.
Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu dentro da correnteza.
Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo.
Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um ca¬çador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo, correu até o ca¬çador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
De lá, ela arrulhou para a formiga:
__ Obrigada, querida amiga.
“Uma boa ação se paga com outra”.
(Esopo)
Assinale com um x as respostas corretas
1) . Este texto é uma fábula porque apresenta características como
(A) humor e seres encantados.
(B) instruções e imagens.
(C) tabelas e informações científicas.
(D) animais como personagens e moral da história.
2) O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra sublinhada refere-se a
(A) grama. (B) água
(C) folha. (D) formiga.
3) A formiga se salvou da correnteza porque
(A) o rio parou de correr.
(B) o caçador a tirou de dentro do rio.
(C) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
(D) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.
4) . A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que
(A) se debatia na correnteza. (C) se escondia atrás de uma árvore. (B) foi presa pela rede do caçador. (D) alcançou a terra.
5) .No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com
(A) fome. (B) frio.
(C) sede. (D) calor.
6) "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas e em letras maiores que as do texto, indica
(A) a moral da história.
(B) que a história acabou.
(C) a amizade que se formou entre a pomba e a formiga.
(D) que foi o caçador de pássaros quem falou.
“Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. A escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se 'amarrar nela'!” (Paulo Freire)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
dicas
Copiando a imagem das atividades
Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.
Parabens Roseeee seu Blog ta lindoooooo!!!!! continue assim cada vez mais inovando e criando coisas novas!!!! Beijuuuussss
ResponderExcluirObrigada, Bela. Venha me visitar sempre, palavras de carinho e incentivo é sempre muito bom!!!
ResponderExcluirobrigada,a todos para me dar carinho,amor
ResponderExcluirmuito obrigado a todos do face,thuitr e muito mais
ResponderExcluirmuito obrigado mesmo
oi gente
ResponderExcluirdo face,thuitr,msn e msm muito obrigado a todos
nejkhkjfggfgjfhjehfjjhjhjdgfjgfgvcv cgeffwfx sgevgv dcvgvcg shchvcv dvfvcvvvvvvvvvvygxyggygygygygygygygygyhyhhhyhhyhhhhyhhyujujujujujujujujujmkbmbmbmbmbmmbbmbmmbbmmbbmbmmbbmbmbmmbbmvjjfbjbbbbv
ResponderExcluir