P

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Projeto Brincadeira

Projeto "Brincar é preciso"

Objetivos:

• Resgatar o hábito de brincar nas crianças;

• Socialização;

• Conhecer diversos tipos de brincadeiras;

• Identificar características específicas de cada brincadeira;

• Desenvolver a criatividade;•

Proporcionar ao aluno conhecimentos sobre a evolução dos brinquedos através dos tempos;

• Oportunizar, através de oficinas, a utilização de materiais recicláveis e sucata em geral na confecção de brinquedos.


Justificativa: Considerando que vivemos em uma sociedade em que a tecnologia está cada vez mais avançada e os recursos tecnológicos muitas vezes tem isolado as pessoas, é importante oportunizar às crianças o contato com os brinquedos e brincadeiras de antigamente. É preciso resgatar nas crianças o hábito de brincar, uma vez que, por meio de brincadeiras, elas se desenvolvem em todos os sentidos. Deve-se restringir o uso excessivo da TV, computador e vídeo-game, mostrando à criança outras opções de lazer, mais saudáveis e criativas.

Tempo de duração do projeto: 2 meses


Faixa etária: 6 - 7 anos


Espaço de realização do projeto: sala de aula, pátio e/ou quadra


Fontes de conhecimento e pesquisa: pesquisa com familiares, livros, revistas


Atividades:

• Levantamento das brincadeiras favoritas dos alunos;

• Por meio de votação, eleger algumas brincadeiras para serem realizadas no pátio ou quadra da escola;

• Enviar pesquisa para casa a fim de descobrir quais eram as brincadeiras favoritas dos pais e/ou avós;

• Socialização das pesquisas;

• Comparação do resultado da pesquisa com pais e/ou avós com a feita com os alunos: as brincadeiras de antigamente e as atuais são as mesmas? Por quê será? Vocês conhecem algumas dessas brincadeiras relatadas na pesquisa feita com seus familiares?

• Convidar alguns pais e/ou avós para comparecerem à escola e ensinar aos alunos algumas brincadeiras de antigamente;
• Escolher algumas brincadeiras que os alunos mais gostaram de brincar com os pais e montar um manual de brincadeiras da classe, contendo as seguintes informações: como brincar, nº de participantes, material necessário e outras informações pertinentes (obs: para a elaboração do manual, os alunos ditarão as informações para a professora, que será a escriba e registrará na lousa o que for sendo falado. Posteriormente, o manual poderá ser digitado pela professora e ilustrado pelas crianças. A professora poderá levar para a classe livro de regras de brincadeiras para ler junto com os alunos, a fim de que tenham contato com esse tipo de texto, antes de terem que o produzirem oralmente);

• Em outro momento, fazer um levantamento com os alunos de quais brinquedos mais gostam de brincar no dia-a-dia;

• Organizar na escola o “Dia do Brinquedo”, onde cada um poderá levar seu brinquedo favorito e compartilhar com os colegas;

• Enviar pesquisa para casa a fim de descobrir quais brinquedos os pais e/ou avós brincavam quando eram crianças;

• Socializar a pesquisa feita com os familiares;

• Fazer com os alunos uma comparação entre os brinquedos que os pais e/ou avós brincavam antigamente e os que ele próprios gostam de brincar; fazê-los perceber as diferenças entre esses brinquedos, tanto no material que são confeccionados quanto na forma de brincar; chamar a atenção para o fato de que, alguns brinquedos praticamente “brincam” sozinhos, como carrinhos com pilhas, bonecas que falam e andam...; mostrar a eles como brincar com brinquedos de antigamente pode ser mais divertido;

• Confeccionar um cartaz ilustrado com figuras de brinquedos de antigamente e atuais (as figuras poderão ser encontradas em revistas ou ilustradas pelos próprios alunos);

• Visitar uma brinquedoteca;

• Organizar na escola uma oficina de brinquedos de sucata, com ajuda e participação dos pais. Confeccionar brinquedos de antigamente: bilboquê, boneca de pano, vai-e-vem, entre outros...

• Exposição dos brinquedos confeccionados pelos alunos com ajuda dos pais, dos brinquedos atuais e de brinquedos de antigamente. Haverá também um momento e espaço reservados para alunos e pais participarem de brincadeiras de antigamente.

Avaliação: Será realizada no decorrer de todo o projeto, através da observação e registro da participação, interesse e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.


Produto final: Exposição na escola de brinquedos confeccionados com sucata, brinquedos de antigamente e atuais. Nesse dia também será reservado um momento para os alunos e pais brincarem de algumas brincadeiras antigas, como barra-manteiga, mãe da rua, entre outras.

0 comentários:

Postar um comentário

Google+ Followers