Projeto "Brincar é
preciso"
Objetivos:
Objetivos:
• Resgatar o hábito de brincar nas crianças;
• Socialização;
• Conhecer diversos tipos de brincadeiras;
• Identificar características específicas de cada
brincadeira;
• Desenvolver a criatividade;•
Proporcionar ao aluno conhecimentos sobre a evolução dos
brinquedos através dos tempos;
• Oportunizar, através de oficinas, a utilização de materiais
recicláveis e sucata em geral na confecção de brinquedos.
Justificativa:
Considerando que vivemos em uma sociedade em que a tecnologia está cada vez mais
avançada e os recursos tecnológicos muitas vezes tem isolado as pessoas, é
importante oportunizar às crianças o contato com os brinquedos e brincadeiras de
antigamente. É preciso resgatar nas crianças o hábito de brincar, uma vez que,
por meio de brincadeiras, elas se desenvolvem em todos os sentidos. Deve-se
restringir o uso excessivo da TV, computador e vídeo-game, mostrando à criança
outras opções de lazer, mais saudáveis e criativas.
Tempo de duração do projeto: 2 meses
Tempo de duração do projeto: 2 meses
Faixa etária: 6 - 7
anos
Espaço de realização do
projeto: sala de aula, pátio e/ou quadra
Fontes de conhecimento e
pesquisa: pesquisa com familiares, livros, revistas
Atividades:
• Levantamento das brincadeiras favoritas dos alunos;
• Por meio de votação, eleger algumas brincadeiras para serem
realizadas no pátio ou quadra da escola;
• Enviar pesquisa para casa a fim de descobrir quais eram as
brincadeiras favoritas dos pais e/ou avós;
• Socialização das pesquisas;
• Comparação do resultado da pesquisa com pais e/ou avós com
a feita com os alunos: as brincadeiras de antigamente e as atuais são as mesmas?
Por quê será? Vocês conhecem algumas dessas brincadeiras relatadas na pesquisa
feita com seus familiares?
• Convidar alguns pais e/ou avós para comparecerem à escola e
ensinar aos alunos algumas brincadeiras de antigamente;
• Escolher algumas brincadeiras que os alunos mais gostaram de brincar com os pais e montar um manual de brincadeiras da classe, contendo as seguintes informações: como brincar, nº de participantes, material necessário e outras informações pertinentes (obs: para a elaboração do manual, os alunos ditarão as informações para a professora, que será a escriba e registrará na lousa o que for sendo falado. Posteriormente, o manual poderá ser digitado pela professora e ilustrado pelas crianças. A professora poderá levar para a classe livro de regras de brincadeiras para ler junto com os alunos, a fim de que tenham contato com esse tipo de texto, antes de terem que o produzirem oralmente);
• Escolher algumas brincadeiras que os alunos mais gostaram de brincar com os pais e montar um manual de brincadeiras da classe, contendo as seguintes informações: como brincar, nº de participantes, material necessário e outras informações pertinentes (obs: para a elaboração do manual, os alunos ditarão as informações para a professora, que será a escriba e registrará na lousa o que for sendo falado. Posteriormente, o manual poderá ser digitado pela professora e ilustrado pelas crianças. A professora poderá levar para a classe livro de regras de brincadeiras para ler junto com os alunos, a fim de que tenham contato com esse tipo de texto, antes de terem que o produzirem oralmente);
• Em outro momento, fazer um levantamento com os alunos de
quais brinquedos mais gostam de brincar no dia-a-dia;
• Organizar na escola o “Dia do Brinquedo”, onde cada um
poderá levar seu brinquedo favorito e compartilhar com os colegas;
• Enviar pesquisa para casa a fim de descobrir quais
brinquedos os pais e/ou avós brincavam quando eram crianças;
• Socializar a pesquisa feita com os familiares;
• Fazer com os alunos uma comparação entre os brinquedos que
os pais e/ou avós brincavam antigamente e os que ele próprios gostam de brincar;
fazê-los perceber as diferenças entre esses brinquedos, tanto no material que
são confeccionados quanto na forma de brincar; chamar a atenção para o fato de
que, alguns brinquedos praticamente “brincam” sozinhos, como carrinhos com
pilhas, bonecas que falam e andam...; mostrar a eles como brincar com brinquedos
de antigamente pode ser mais divertido;
• Confeccionar um cartaz ilustrado com figuras de brinquedos
de antigamente e atuais (as figuras poderão ser encontradas em revistas ou
ilustradas pelos próprios alunos);
• Visitar uma brinquedoteca;
• Organizar na escola uma oficina de brinquedos de sucata,
com ajuda e participação dos pais. Confeccionar brinquedos de antigamente:
bilboquê, boneca de pano, vai-e-vem, entre outros...
• Exposição dos brinquedos confeccionados pelos alunos com
ajuda dos pais, dos brinquedos atuais e de brinquedos de antigamente. Haverá
também um momento e espaço reservados para alunos e pais participarem de
brincadeiras de antigamente.
Avaliação: Será realizada no decorrer de todo o projeto, através da observação e registro da participação, interesse e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
Avaliação: Será realizada no decorrer de todo o projeto, através da observação e registro da participação, interesse e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
Produto final: Exposição
na escola de brinquedos confeccionados com sucata, brinquedos de antigamente e
atuais. Nesse dia também será reservado um momento para os alunos e pais
brincarem de algumas brincadeiras antigas, como barra-manteiga, mãe da rua,
entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário