Frequência dos alimentos consumidos no recreio durante três dias:
Porções liberadas por especialistas para uma semana:
Peça que os alunos se organizem em duplas e entregue a cada grupo uma cópia do gráfico e da tabela acima. Oriente-os a desvendar e registrar algumas informações sobre o material. Nesse sentido, você pode propor questões como:
PARA O GRÁFICO Com que faixa etária a pesquisa foi realizada? Onde encontramos essa informação?
Onde encontramos a quantidade de alunos que consome cada alimento?
Qual é o alimento mais consumido pelos alunos? Qual é o menos consumido?
O que há em comum entre os alimentos mais e menos consumidos? Qual é a diferença entre a quantidade desses dois alimentos?
Quantos alunos participaram da pesquisa? Onde encontramos essa informação?
Os alunos dessa escola gostam mais de biscoitos ou frutas? De salgados industrializados ou lanches caseiros? É possível dizer se a alimentação desses alunos é saudável ou não?
PARA A TABELA
Qual é o tema tratado na tabela? Onde encontramos essa informação?
Qual é o alimento mais calórico? E o menos calórico?
Qual é a quantidade de biscoito recheado sugerida para uma semana? Quantas calorias essa quantidade representa?
Quais alimentos da tabela estão presentes no gráfico?
Para ingerir menos calorias, qual desses alimentos é melhor escolher? Por quê?
Como saber o que cada coluna representa?
3ª aula Sugira que os alunos comparem as informações da tabela e do gráfico que eles produziram na primeira aula com o material analisado na segunda aula, propondo as seguintes questões: Quais alimentos aparecem nas duas tabelas? Qual é o alimento mais consumido pela classe? Esse alimento aparece no gráfico analisado? Ele está presente na tabela que mostra as calorias dos biscoitos e salgados? Que conclusões importantes podem ser tiradas sobre os alimentos mais consumidos pela classe e os alimentos analisados a partir da tabela e do gráfico?
Avaliação Para verificar se os alunos são capazes de ler informações contidas em gráficos de barras e tabelas, proponha outras coletas de dados na classe, como atividades realizadas fora da escola e alimentos mais consumidos no final de semana. Observe se há a presença de título, nomes nas colunas das tabelas e referências nos eixos dos gráficos. Se preferir, use tabelas e gráficos prontos a fim de que os alunos façam a leitura das informações
Fonte : http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/lendo-criando-graficos-tabelas-681890.shtml
PARA O GRÁFICO Com que faixa etária a pesquisa foi realizada? Onde encontramos essa informação?
Onde encontramos a quantidade de alunos que consome cada alimento?
Qual é o alimento mais consumido pelos alunos? Qual é o menos consumido?
O que há em comum entre os alimentos mais e menos consumidos? Qual é a diferença entre a quantidade desses dois alimentos?
Quantos alunos participaram da pesquisa? Onde encontramos essa informação?
Os alunos dessa escola gostam mais de biscoitos ou frutas? De salgados industrializados ou lanches caseiros? É possível dizer se a alimentação desses alunos é saudável ou não?
PARA A TABELA
Qual é o tema tratado na tabela? Onde encontramos essa informação?
Qual é o alimento mais calórico? E o menos calórico?
Qual é a quantidade de biscoito recheado sugerida para uma semana? Quantas calorias essa quantidade representa?
Quais alimentos da tabela estão presentes no gráfico?
Para ingerir menos calorias, qual desses alimentos é melhor escolher? Por quê?
Como saber o que cada coluna representa?
3ª aula Sugira que os alunos comparem as informações da tabela e do gráfico que eles produziram na primeira aula com o material analisado na segunda aula, propondo as seguintes questões: Quais alimentos aparecem nas duas tabelas? Qual é o alimento mais consumido pela classe? Esse alimento aparece no gráfico analisado? Ele está presente na tabela que mostra as calorias dos biscoitos e salgados? Que conclusões importantes podem ser tiradas sobre os alimentos mais consumidos pela classe e os alimentos analisados a partir da tabela e do gráfico?
Avaliação Para verificar se os alunos são capazes de ler informações contidas em gráficos de barras e tabelas, proponha outras coletas de dados na classe, como atividades realizadas fora da escola e alimentos mais consumidos no final de semana. Observe se há a presença de título, nomes nas colunas das tabelas e referências nos eixos dos gráficos. Se preferir, use tabelas e gráficos prontos a fim de que os alunos façam a leitura das informações
Fonte : http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/lendo-criando-graficos-tabelas-681890.shtml
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