domingo, 25 de dezembro de 2016

Plano de aulas - Parlendas

Plano de aulas - Parlendas
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Objetivo(s) 
  • Favorecer situações de escrita com base em textos memorizados;
  • Possibilitar a reflexão sobre o sistema alfabético. 
Conteúdo(s) 
A professora deixara pendurado na lousa 2 parlendas, e irá ler para as crianças. após a leitura as crianças em duplas irão montar as frases que a professora ditar das parlendas com as letras móveis. logo após elas irao escolher uma frase da parlenda, e cada dupla irá escrever na lousa, e a turma irá verificar e ajudar a escrever a frase corretamente
Ano(s) 
Tempo estimado 
1 aula
Material necessário 
  • Livros de parlendas;
  • Canetas coloridas;
  • Lápis preto;
  • Letras móveis
  • papel pardo
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Divida a classe em duplas. Distribua um conjunto com as letras móveis necessárias para a escrita da parlenda para cada grupo da sala. Peça que contem quantas letras receberam e confirmem a quantidade. Retome a parlenda oralmente e anuncie qual será a primeira frase a ser escrita. Enquanto observa as produções, faça perguntas que promovam a reflexão sobre a própria escrita: "Com qual letra começaram a escrever o trecho da parlenda?", "O nome de algum aluno pode ajudar nessa escrita?". Peça que leiam o que escreveram - essa intervenção é fundamental para que ajustem a fala à escrita. Em seguida as duplas irão uma a uma na lousa escrever a frase da parlenda escolhida pela turma, e todos irão ajudar na composição e verificação da frase.

2ª etapa 
Ao final proponha a escrita coletiva de um livro com as frases das parlendas, destinado a alguma turma da escola. No dia marcado, divida a sala em grupos. Cada um recitará uma parlenda.

Produto final 
Livro com parlendas eleitas pelo grupo.
Avaliação 
Observe se os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito do sistema de escrita. Eles reviram suas escolhas com base nas intervenções e da parceria com os colegas?
Flexibilização 
Encaminhe para o aluno algumas parlendas como lição de casa para que a família o ajude a memorizar partes da história e os títulos.

3ª etapa
Coloque o aluno com uma das duplas e considere os conhecimentos dele ao realizar esse agrupamento.

Fonte: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/parlendas


Obs: Algumas outras sugestões de atividades com parlendas
TEXTO LACUNADO   A CRIANÇA QUE ESCREVEU A PARLENDA ABAIXOESTAVA DISTRAIDA E ESQUECEU VÁRIAS PALAVRAS.VAMOS AJUDÁ-LA, COMPL...


INTERPRETAÇÃO TEXTUAL:                   A BARATA1) QUANTAS SAIAS A BARATA DIZ QUE TEM?2)QUANTAS SAIAS ELA TEM DE VERDADE?...














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