Ovo da galinha do vizinho
Trabalhe o raciocínio matemático por meio de parlendas!
|
"A galinha do vizinho bota ovo amarelinho. Bota um, bota dois, bota três..."
Foi por meio dessa parlenda, que faz paz parte do folclore brasileiro, que a professora de Educação Infantil no Colégio Scaranne, São Paulo (SP), Nivian de Almeida Alves, criou algumas atividades para trabalhar o raciocínio matemático de seus alunos, além de outras questões, chegando até à coordenação motora.
Essa é uma estratégia interessante, já que une uma brincadeira de roda conhecida pelos pequenos e, ao mesmo tempo, introduz o raciocínio abstrato, noções de conjunto e agrupamento, formas geométricas e isso tudo de uma forma bem prazerosa.Você sabia?Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo. |
Cada ovo em seu lugar | |
Materiais:★ Caixa de papelão encapado nas cores: amarelo, verde e azul, decorado com uma galinha. ★ Bolinhas (piscina de bolinhas) amarelas, verdes e azuis, representando os ovos. ★ Para essa brincadeira, formar um grupo com 3 ou 4 crianças, fazendo várias rodadas para que todos participem | |
Como proceder: 1. Colocar as caixas decoradas uma ao lado da outra. 2. Espalhar as bolinhas próximas às caixas. 3. A professora cantará a parlenda da Galinha do Vizinho. Quando a professora falar "... bota ovo amarelinho...", os alunos terão que guardar as bolinhas amarelas relacionando as cores dos ovos - dentro da caixa amarela, e ela continuará a parlenda "... bota um, bota 2..." que será o tempo estipulado (... "bota 10") para guardarem as bolinhas. 4. O grupo da próxima rodada deverá ficar atento para a solicitação na parlenda, pois a professora irá trocar a cor dos ovos: "A galinha do vizinho bota ovo bem verdinhos...", então o grupo deverá guardar as bolinhas verdes na caixa verde. Assim, a professora fará o mesmo procedimento na outra rodada, trocando a cor do ovo na parlenda. |
Quantos ovos a galinha botou hoje? | ||
Como proceder: 1. Solicitar que um aluno escolha um envelope. 2. Dentro de cada envelope contém um número. Conforme o número sorteado, o aluno deverá encaixar na galinha a quantidade de ovos correspondente ao numeral e fixar o número. |
|
Psicomotricidade - Jogo de arremesso | |
Com o mesmo material da atividade "Cada ovo em seu lugar", a professora poderá desenvolver uma atividade psicomotora de arremesso. | |
| |
Como proceder: 1. Marcar uma linha para a distância do arremesso. 2. Para cada rodada, 3 participantes, ou número de jogadores x número de caixas. 3. Pedir para que os alunos se posicionem na linha e, ao sinal da professora, eles arremessam as bolinhas. Após todas as bolinhas serem arremessadas, a professora e os alunos irão contar quantas bolinhas entrou em cada caixa, representando, assim, quantos ovos cada galinha botou. |
Você sabia?As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre os pequenos. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. |
Dica esperta!Esse painel deverá ficar fixado em sala de aula, para que os alunos diariamente façam essa atividade e que todos possam participar, ajudando, assim, o aluno a associar a quantidade com numeral e ao reconhecimento dos números. |
Dica esperta!Você também pode trabalhar a Matemática com essa outra parlenda:
Um, dois, feijão com
arroz. Três, quatro, feijão no prato. Cinco, seis, chegou minha vez. Sete, oito, comer biscoito. Nove, dez, comer pastéis. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário