sábado, 13 de julho de 2013

Brincadeiras de origem africana

Barra manteiga

O grupo deve ser dividido em dois. Traçar uma linha com mais ou menos 5 metros de distância uma da outra. Os dois grupos posicionam-se atrás da linha. Todos devem estar colocados com a palma da mão para cima, os braços dobrados na altura da cintura. O jogador bate nas mãos dos jogadores adversários levemente, até que escolhe um e bate mais firmemente e corre para sua linha. O jogador escolhido deve persegui-lo na tentativa de pegá-lo, entretanto não pode ultrapassar a linha do adversário. À medida que os jogadores forem sendo pegos, vão sendo aprisionados no time oposto, ganha quem aprisionar um número maior de adversários. 

Batatinha frita, um dois três

Um participante será o líder e deve ficar de costas para o resto do grupo.
Traça-se uma linha e todo grupo se coloca atrás dela. O líder de costas para o grupo grita “Batatinha frita um dois três!” e vira-se rapidamente. Enquanto o líder está de costas dizendo o refrão, o grupo avança sem fazer barulho e para rapidamente antes que o jogador se vire. Quem for pego andando volta para trás da linha. O vencedor será quem chegar junto do líder sem ser percebido.

Macaco disse

Os participantes formam uma grande roda e sentam-se. O macaco então é escolhido pelo grupo. Cada vez que o macaco diz "Macaco disse que é pra todo mundo pular de uma perna só” todos os jogadores devem obedecer, de vez em quando o macaco, para confundir não dá a senha do jogo que é a palavra "Macaco disse”, quando isso acontecer, os jogadores que fizerem o gesto mandado, sairão do jogo.
Quem ficar por último ganha.

Picula ou pega-pega

Esse jogo é chamado na Bahia com um nome em Iorubá-Picula.
Grupo escolhe quem vai ser o pegador, os participantes correm livremente enquanto o pagador tenta pegá-lo. Quando isso acontece, quem foi pego é o próximo pegador.

Quatro cantinhos

Jogo para 5 participantes.
Definir um quadrado no chão quando o jogo for ao ar livre, se não, usar os quatro cantos de uma sala. Distribuir um jogador em cada canto e um jogador no meio. Contar alto até cinco, então os jogadores trocam rapidamente de lugar enquanto  o meio tenta ocupar um dos lugares, o que sobrar sempre fica no meio.

Passa-passa

Os jogadores devem estar sentados no chão em círculo e de pernas cruzadas, os braços abertos sobre as pernas. Um jogar escolhido deve passar o objeto de sua mão direita para a mão direita do jogador que estiver do seu lado esquerdo, o movimento deve continuar em toda a roda aumentando cada vez a velocidade. Quem deixar o objeto cair vai saindo da roda. 

Chicotinho Queimado

Jogo de roda e corrida onde circula um chicotinho que é arremessado nas pernas de quem perde o jogo.
Como a brincadeira é a crônica da vida, presume-se que essa brincadeira de alguma forma é alusiva ao castigo atribuído aos escravos.
O que caracteriza a brincadeira africana é a forma livre de brincar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.