e

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

TEXTO INFORMATIVO - CARNAVAL



CARNAVAL
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
Hoje o carnaval transformou-se em forte atração turística. Podemos dizer que o carnaval é, hoje, a maior festa folclórica brasileira.
ESCOLAS DE SAMBA


   As escolas de samba nasceram entre as décadas de 20 e 30 e formaram-se com base nos Ranchos Carnavalescos, mas logo tomaram identidades próprias.
   A Deixa Falar foi a primeira escola e samba do Brasil. Ela foi fundada em 18 de agosto de 1928, na cidade do Rio de Janeiro, por Nilton Basto, Ismael Silva, Silvio Fernandes, Oswaldo Vasques, Edgar, Julinho, Aurélio, entre outros. As cores oficiais desta escola de samba eram o vermelho e branco e sua estréia no carnaval carioca ocorreu no ano seguinte a sua fundação.
   O termo “escola de samba” foi usado, pois na rua Estácio, onde aconteciam os ensaios, havia uma Escola Normal. A escola de samba Deixa Falar funcionava ao lado desta Escola Normal.
A Deixa Falar fez muito sucesso entre os moradores da região. Ela acabou por estimular a criação, nos anos seguintes, de outras agremiações de samba. Surgiram assim, posteriormente, as seguintes escolas de samba: Cada Ano Sai Melhor, Estação Primeira (Mangueira), Vai como Pode (Portela), Vizinha Faladeira e Para o Ano sai Melhor.
   Nestas primeiras décadas, as escolas de samba não possuíam toda estrutura e organização como nos dias de hoje. Eram organizadas de forma simples, com poucos integrantes e pequenos carros alegóricos. A competição entre elas não era o mais importante, mas sim a alegria e a diversão.
   Nos dias de hoje as escolas de samba trabalham o ano inteiro para realizar o seu desfile em uma competição para eleger a mais bonita, organizada e com o melhor samba enredo, cerca de 5 mil pessoas participam do desfile em cada escola de samba sendo entre eles sambistas, passistas, mestre-sala e porta-bandeira, destaques, alas e bateria.
   Na cidade do Rio de Janeiro acontece o principal desfile de escolas de samba do país, é um verdadeiro espetáculo turístico.
   Entre as principais escolas de samba podemos citar Estação Primeira de Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Salgueiro, Unidos da Tijuca entre outras.
Trabalhando com o texto
1) Qual o assunto do texto?
2) Como se chamava a primeira escola de samba do Brasil?
3) Como é formada uma escola de samba?
4) Qual a cidade brasileira onde acontece um dos principais desfiles de escolas de samba?
5) Escreva 3 nomes de Escolas de Samba.

3 comentários :

Postar um comentário

Descontos netshoes

shoptime

shoptime