sábado, 14 de junho de 2014

A bruxa Onilda - Interpretação textual


A bruxa Onilda na escola




Ai, que nervoso! Era meu primeiro dia na escola. Arrumei a minha mochila nova e dentro dela guardei: um lápis, o livro de mágica e é, claro minha coruja Olhona!
 Fiquei feliz, porque minha mãe me acompanhou. Você não gostaria que sua mãe tivesse um meio de transporte igual ao nosso?
Na hora da entrada, um menino chorava, porque não queria ir à escola. Porém, quando me viu, ele parou de chorar e entramos juntos. 
E então, a aula começou! Não sei por que meus colegas gostaram tanto das coisas que eu levava na mochila.
Na hora da leitura, quando chegou a minha vez, abri o meu livro e comecei a ler. Nossa! Eu disse algumas palavras mágicas e apareceram orelhas de coelho na professora. Depois, ela se transformou num elefante, mas logo voltou a ser a professora. Poxa! Ela ficou tão brava! Achei melhor adiantar os ponteiros do relógio para que chegasse logo a hora do recreio. Meu amigo esqueleto me emprestou alguns ossos para brincar. Foi muito divertido. Meus amigos me acharam o máximo.
Chegou a hora do lanche. Eca! Eu não gostei nem um pouco do cardápio. Pronunciei minhas palavras mágicas e... UAU! Surgiu um delicioso prato de batatas fritas. Meus colegas protestaram e o cozinheiro pôs a cabeça na porta. Coitado! Ele achava que todo aquele alvoroço era por sua culpa.
 Minha última experiência na escola foi um fracasso. Não sei bem onde eu errei, mas a escola ficou um pouco destruída. Minha mãe teve que ir à escola para conversar com a professora. Ficou decidido que a escola seria transferida para a minha casa, o castelo.
         __ Viva! Gritou a turma.

 Larreula, E.; Capdevila, Roser
Editora: Scipione
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 5-8 Anos

Habilidade (descritor)
D1: Reconhecer letras.
D2: Reconhecer sílabas.
D3: Estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas.
D4: Ler palavras.                      
D5: Ler frases.
D6: Localizar informação explícita em textos.
D7: Reconhecer assunto de um texto.
D8: Identificar a finalidade do texto.
D9: Estabelecer relação entre partes do texto.
D10: Inferir informação.

A história deverá ser trabalhada por partes. Apresentar todos os dias para os alunos uma parte da história e desenvolver as atividades de acordo com a parte trabalhada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.