A onça tinha um desejo: pegar o macaco.
Por isso, imaginou um plano para realizar seu sonho.
O que será que ela fez?
Um dia, a onça teve uma idéia:
- Vou me fingir de morta e aí então...
Num instante, se espalhou a notícia da morte da onça.
Todos os bichos vieram ver a onça de canela esticada: o cavalo, a capivara, a cabra, o coelho, todos que vocês se lembrarem. Não faltou nenhum.
O macaco foi o último a chegar.
Espiou da porta e, sem entrar, disse assim:
- Coitada da onça! Tão jovem e já defunta. Por falar nisso, ela já espirrou?
O bode respondeu:
- Ainda não.
- Pois minha avó quando morreu deu três espirros – explicou o macaco.
Ouvindo isto, a onça, sem demora, espirrou:
- Atchim! Atchim! Atchim!
O macaco deu uma gargalhada:
- Onde já se viu defunto espirrar?
Foi um corre-corre, afasta-afasta, um espalha- pêlo, espalha-pena, que todos começaram a espirrar também:
- Atchim! Atchim! Atchim!
E o macaco, do alto da jaqueira, gritou:
- Saúde!
Acharam tão engraçado, que a confusão acabou em brincadeira e cada qual saiu por aí contando a história a sua maneira:
- Foi assim... Foi assado...
Pois é, minha gente, só que dessa vez a onça não pegou o macaco.
Betty Coelho Silva
Vocabulário:
Defunta: morta
ATIVIDADES
1º) Qual era a intenção da onça ao fingir-se de morta?
2º) O macaco acreditou na morte da onça?
3º) O macaco perguntou se a onça já havia espirrado.
4º) Em sua opinião, por que ele fez isso?
5º) Por que a onça espirrou?
6º) Complete a frase com a opção correta.
O espirro da onça demonstrou que:
( ) ela estava conseguindo enganar o macaco.
( ) o macaco estava conseguindo enganá-la.
( ) ela era alérgica a macaco.
7º) Assinale o provérbio que melhor se relaciona à história A onça e o macaco.
( ) Antes tarde do que nunca.
( ) Cada macaco no seu galho.
( ) O feitiço virou contra o feiticeiro.
( ) Onde há fumaça, há fogo.
( ) Quem não chora, não mama.
8º) Na sua opinião, o texto "A onça e o macaco" é:
( ) chato
( ) triste
( ) engraçado
( )alegre
9º) Leia a expressão:
“A onça morreu de raiva”.
O que significa para você a expressão acima? O que você entendeu?
10º) Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
( 1 ) morrer de amores ( ) rir muito
( 2 ) morrer de pena ( ) desejar muito o que é dos outros
( 3 ) morrer de inveja ( ) ter muito medo
( 4 ) morrer de medo ( ) estar com muita fome
( 5 ) morrer de fome ( ) gostar muito de alguém
( 6 ) morrer de rir ( ) estar com muito dó de alguém
11º) Coloque em ordem alfabética:
onça – macaco – engraçado – ouvindo – coitada – espiou
“Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. A escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se 'amarrar nela'!” (Paulo Freire)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
dicas
Copiando a imagem das atividades
Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário