Escola
____________________________________________________Data:_____/_____/_____
Prof:______________________________________________________Turma:______________
Nome:_________________________________________________________________________
INTERPRETAÇÃO DE
TEXTO
UM SAPATO EM CADA PÉ
Esta é a história de dois pezinhos.
Um pé esquerdo e um direito. Quem olhava assim rápido nem via
muita diferença entre eles. Podia achar que um fosse o reflexo do outro como
num espelho, mas eram muito diferentes.
O esquerdo tinha o dedão mais gordinho e gostava de futebol.
O direito morria de cócegas e adorava balé.
O esquerdo preferia usar tênis. Já o direito, por
ele vivia descalço.
O esquerdo, muito vaidoso, ficava feliz de unhas cortadas. O
direito, mais desleixado, às vezes cheirava chulé.
Como os pezinhos dependiam de sua dona, viviam fazendo
acordos:
- Tá bom, eu vou para trás na hora do arabesque, lá na aula
de balé – dizia o esquerdo. – Mas, no futebol, eu chuto a bola.
- Legal. – concordava o direito. – Mas, quando a gente
estiver dançando, não fique reclamando que a sapatilha aperta.
Conversavam sempre à noite, quando Mariana, a dona deles,
dormia. Assim, podiam se entender melhor.
Uma noite, Mariana perdeu o sono. Enquanto contava
carneirinhos, ouviu uma vozinha dizendo assim:
- Tomara que amanhã ela ponha meia rosa.
A menina levou um susto. Levantou a cabeça do travesseiro,
a tempo de ouvir o pé direito responder:
- Ah, não. Gosto mais daquelas de listrinhas azuis.
Mariana não podia acreditar no que via e ouvia. Os pezinhos
continuaram:
- Esqueceu que amanhã tem aula de futebol? – lembrou o
esquerdo. – Ela sempre põe meias cor-de-rosa quando vai jogar.
- Droga, então vai vestir as chuteiras também. Depois você
reclama se eu fico cheirando a chulé.
- Vou marcar um golaço, duvida? – gabou o esquerdo.
- Não, sei que graça você vê em futebol! –
suspirou o direito.
Mariana fez uma cara de quem tinha descoberto a América:
- Então é por isso que eu chuto melhor com a esquerda!
Os pezinhos prosseguiram no papo:
- Não ligue. À tarde, ela vai na aula de dança e ai você fica
feliz.
- Vou fazer a melhor pirueta da minha vida, me espere!
A menina se surpreendeu mais uma vez:
- Por isso eu arraso quando fico na ponta do pé direito!
Comovida, Mariana pensou no esforço que seus pezinhos faziam
para se entenderem, apesar das diferenças. Pensou também como seria se todas as
pessoas fizessem o mesmo.
Afundou no travesseiro e dormiu.
Na manhã seguinte, ela resolveu fazer uma surpresa para os
seus pés. No esquerdo, vestiu a meia rosa e a chuteira. No direito, a meia
listradinha de azul e a sapatilha. Foi para escola assim, com um pé de cada
jeito.
Quando pisou na sala de aula, seus colegas começaram a caçoar
dela. Mariana tentou explicar que seus pés eram diferentes um do outro e que
isso não tinha o menor problema. Mas a turma não parava de rir.
Mariana descobriu como era difícil ser diferente. Só porque
não usava sapatos iguais como todo mundo, tinha virado motivo de riso. Morrendo
de raiva, ela foi chorar na biblioteca.
Escondida atrás de uma estante, abaixou-se para ficar mais
perto de seus pés. Acariciando ora o esquerdo, ora o direito, e disse:
- Não liguem para esses bobos. Eu não vou deixar de gostar de
vocês só porque são diferentes um do outro.
Estava nisso quando alguém se aproximou. Mariana olhou pela
fresta de uma prateleira e tudo que viu foi dois pés. Um estava calçado com
tênis. O outro, com chinelo de praia.
A menina levantou os olhos, maravilhada. Deu de cara com o
Edgar, o novo colega de escola. Ele estendeu-lhe a mão dizendo:
- Não chore, Mariana. Nenhum PÉ É IGUAL AO OUTRO.
Foram os dois para o pátio. Ela já nem ligava mais para a
zoada dos colegas. Mariana só ficava pensando num jeito de apresentar seus pés
aos pés de Edgar.
Cláudio Fragata. In: Recreio Especial: Era uma
vez..., n. 1. São Paulo, Abril, s/d.
Vocabulário
arabesque: constitui uma das poses básicas
do Ballet Clássico.
gabou: orgulhou-se
|
INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO
1)
Descreva
na tabela abaixo, quais as diferenças que existem entre os dois pezinhos:
Pé direito
|
Pé esquerdo
|
2)
“A menina perdeu o sono e levou um
susto.”
a)
O que
aconteceu para surpreender a menina?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
3)
Qual
foi a grande descoberta de Mariana?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
4)
Qual
é a opção que mostra a reação dos colegas em relação a Mariana:
( )
medo ( )
preconceito ( )
raiva
( ) simpatia
5)
Qual
foi o fato que levou Mariana a se sentir diferente?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
6)
Qual é a lição que Mariana aprendeu?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
ANÁLISE
TEXTUAL
1) Qual é o título do
texto?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
2) Qual é o tema?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
3) Quem é o autor?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
4) Quantos parágrafos
contém?
______________________________________________________________________________
5) Quantas frases existem
no texto?
______________________________________________________________________________
6) Quantos e quais são os
personagens?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
7) Qual é o gênero deste
texto? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário