Projeto: Nós no mundo de Tarsila do Amaral de Simone Helen Drumond
Projeto, planejamento e atividades de Arte
Disciplina: Educação artística
Aulas semanais: 2 ( duas)
Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Professora: ...............................................................................................................................
Fevereiro e Março
Habilidades
1. Expressão oral
* Conhecer a biografia da artista plástica.
* Interpretar obras de arte, compreendendo sua função comunicativa.
* Estabelecer relações entre obras de arte e os conteúdos propostos em sala.
2. Expressão escrita / manual:
* Representar por meio de desenho o que lhe foi proposto.
* Expressar suas habilidades artísticas e manuais (conforme sua maturação e capacidade) através da criatividade no de correr das atividades.
3. Leitura e interpretação de diferentes linguagens
* Compreender que a leitura e interpretação de diferentes linguagens e propiciar um tipo de comunicação nas quais inúmeras formas de significados se condensam entre as disciplinas do currículo da 1ª série.
Conteúdos conceituais
1. Nós no Mundo de Tarsila
A artista plástica paulista é a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o Movimento Antropofágico nas artes plásticas.
Cronologia
• 1886 - Nascimento, em CapivariSP, filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral
• 1906 - Casamento com André Teixeira Pinto
• 1926 - Exposição em Paris
• 1928, 11 de janeiro - Pinta o Abaporu (palavra indígena que significa "homem que come") para dar de presente de aniversário a Oswald de Andrade
• 1933 - Pintura do quadro Operários. Dá início à pintura social no Brasil.
• 1934 - Participação no 1º Salão Paulista de Belas Artes
• 1951 - Participação da I Bienal de São Paulo
• 1973, 17 de janeiro - Falecimento em São Paulo, SP
Atividades
1ª e 2º aulas – Data ......../......../........
Esta aula de hipótese será por meio de uma conversa informal. O/A professor (a) irá desafiar os alunos abordando algumas perguntas para investigar o conhecimento dos mesmos sobre o que já sabem sobre o assunto proposto e o que gostariam de saber.
- Quem conhece a Tarsila?
- O que ela fez?
O QUE SABEMOS
- É uma mulher
- É uma pintora -
O QUE QUEREMOS SABER
- O que ela pintou?
- Ela é viva?
- Ela é nova ou velha?
- Onde viveu?
- Que música ela ouvia?
- Ela pintava pessoas?
- Ela pintava plantas?
- Ela gostava de pintar flores?
- Ela é bonita?
Atividade - Auto- retrato
Contar a biografia de Tarsila do Amaral de uma forma bem simples apresentando a tela Auto-retrato. Em seguida cada criança em seu caderno de desenho irá fazer o seu auto-retrato, utilizando giz de cera, lápis de cor e lápis grafite..
O/A professor (a) poderá valer-se da dinamica para que a aula seja mais harmoniosa.
Dinâmica – Você é o artista!
Material - Uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor para cada aluno.
Desenvolvimento
1- Distribuídos os materiais da dinâmica, o/a educador (a) explica o exercício: Cada qual terá que responder, através de desenhos, à seguinte pergunta:
- Quem sou eu? (Dispõem de 15 minutos para preparar a resposta)
2- Os alunos desenham sua resposta
3- Forme um circulo e promova a apresentação dos desenhos (respostas. O grupo de alunos procura interpretar as resposta. Feita essa interpretação, os interessados, por sua vez, comentam a própria resposta
3ª e 4ª aulas – Data ......../......../........
Atividade - Jogo dos bichos
• Colocar em exposição em sala à tela A Feira I, as crianças irão observar a tela e fazer um breve comentário, o/a professor (a) registrará as respostas.
• Identificar as frutas regionais que aparecem na tela.
• Observar no quadro e relatar a partir de seu conhecimento, as frutas que não são produzidas na nossa região.
• Reproduzir no caderno de desenho a tela da artista plástica, utilizando giz de cera, papéis coloridos, entre outros materiais, observando: as formas, tamanho, as cores de cada objeto que compõe a tela.
• Compararmos o feirante de hoje com o feirante da época da artista plástica.
5ª e 6ª aulas – Data ......../......../........
• Matemática e artes - Observar as formas geométricas, encontradas na tela. Explorar as formas geométricas (nome,forma, cor, onde mais podemos encontrar tal forma, enfim, deixe as crianças falarem livremente sobre o contexto em estudo).
• Explorar as cores, objetos, pessoas e moradias do quadro.
• Mostrar um mamão para as crianças deixá-las tocar, cheirar, sentir a forma. Após distribua um pedaço do mamão para as crianças sentirem o gosto. Explore o sabor desta fruta. Deixe as crianças falarem sobre este contexto.
• No caderno de desenho as crianças irão promover a reprodução da obra – O mamoeiro. Cada criança será respeitada de acordo com sua habilidade artística.
7ª e 8ª aulas – Data ......../......../........
Incentivadas a dar asas à imaginação, empunhando pincéis, lápis de cor e massinha. Apreciando as obras de arte
Reproduzir algumas obras da Artista Plástica
Após analisarmos, visualizarmos e observarmos as obras da artista plástica Tarsila do Amaral, os alunos terão a possibilidade de ampliar o seu repertório e experimentar novas formas do fazer artístico, desenvolvendo a criatividade criando uma tela da sua autoria.
Deixar em exposição as seguintes obras: Romance, Floresta, Cidade, Manacá, Sol Poente, Distância, A Cuca e a Lua. As crianças em trio deverão escolher uma das obras e fazer uma releitura, relatando tudo que há na tela (a professora será a escriba). Em seguida deixar a disposição de cada equipe materiais diversos para que as crianças reproduzam a tela como quiserem.
Exemplo de Obra de Artes recriada com massa de modelar.
Encontre o texto na integra em http://simonehelendrumond.ning.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário