domingo, 23 de junho de 2013

professoresonline24horas: Atividade de estranhamento - O leão e o ratinho

professoresonline24horas: Atividade de estranhamento - O leão e o ratinho: Atividade de estranhamento Aiii...aiii...aiiii... A professora maluquinha atacou novamente, ao reescrever  essa fábula ela cometeu tre...

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Avaliação PNAIC - 3º ano Português







Avaliação 3º ano ´Português 2º bimestre







terça-feira, 4 de junho de 2013

Pantanal - Texto informativo



Dizem que quem chega ao Pantanal se sente no paraíso. De manhã e no fim da tarde, o céu tem cores diferentes e os bichos fazem festa: os barulhos dos pássaros, dos sapos e dos grilos vêm de todos os lugares. Se prestarmos atenção, quem sabe até ouvimos um jacaré mergulhando em uma lagoa.

O Pantanal matogrossense é uma grande planície de 210 mil quilômetros quadrados, que se estende dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul até o Paraguai e a Bolívia. É a maior planície alagada do planeta, onde acontece o pôr-do-sol mais bonito do Brasil.
Tem também os rios com mais peixes, jacarés, capivaras e piranhas de todo o mundo. E também grandes fazendas onde se cria gado e onde moram habilidosos peões de boiadeiro.
O rio Paraguai e seus afluentes (Miranda, Taquari, São Lourenço) são os grandes canais de água que invadem os campos do Pantanal durante o verão. É uma verdadeira inundação! De outubro a abril é época de cheia dos rios, quando osbichos se escondem e a água transforma tudo em um grande pântano.
Na época de seca (que não chega a seruma seca tão forte como a do sertão e a dos desertos), o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense se revela. Os rios voltam ao seu nível normal e nas planícies se formam lagoas e enseadas onde os bichos gostam de morar.
São passarinhos de várias espécies: sabiás, bem-te-vis, colhereiros, garças cor-de-rosa, saracuras, araras-azuis e araras-vermelhas, tucanos, tuiuiús.
Aliás, o tuiuiú é a maior ave brasileira e o pássaro símbolo do Pantanal. Ele tem o corpo branco, com asas bem grandes, a cabeça preta e o pescoço vermelho.
Os tuiuiús andam em bandos e voam todos juntos. Depois, descansam nas árvores secas, como se fossem uma grande flor nos galhos das árvores do Pantanal.

Mas existem muitos outros bichos nesse paraíso. Você sabe qual é a principal atividade do homem pantaneiro? Vamos dar mais uma volta ...

Os brejos e as lagoas pantaneiras são repletos de peixes, principalmente de dourados e de piranhas. Nas margens, os jacarés tomam banho de sol. Eles dormem ao sol durante o dia e de noite ficam acordados, com os olhos arregalados para fora d’água.
Andando de chalana (um barquinho pantaneiro) nessas águas estamos a salvo dos ataques de piranhas e jacarés e podemos ver mais bichos: tatus, antas e capivaras.
As onças-pintadas caçam esses bichos no meio do mato e se escondem dos homens. As cobras do Pantanal, como as sucuris, também são difíceis de se ver. Ainda bem! As sucuris são cobras bem grandes, que engolem até uma vaca sem mastigar!
A criação de bois é a principal atividade do homem pantaneiro. Nas cidades mais próximas do Pantanal, como Aquidauana, Miranda e Corumbá, existem grandes fazendas de gado.
O gado criado no Pantanal é da raça nelore: os bois são branquinhos e têm uma corcunda no lombo, chamada cupim. Os homens pantaneiros cavalgam seus cavalos e tocam berrante: um grande chifre que quando é assoprado faz um barulhoque imita um mugido de vaca, bem grave e demorado. Os peões pantaneiros levam a boiada pelas águas do Pantanal e gostam de cantar e tocar viola.

Quando o dia vai indo embora no Pantanal o sol vai caindo no horizonte, pintado de vermelho, como uma enorme bola de fogo, derramando suas cores. O pôr-do-sol no Pantanal deixa toda a paisagem alaranjada. Não cansa nunca: as cores e os desenhos que o sol faz nas nuvens, nos lagos e na vegetação é diferente a cada fim de tarde. Os bichos ficam todos animados. Voam, gritam e cantam felizes com mais um dia que se vai. O Pantanal é um paraíso que muda todo dia.
 


fonte: canalkids

A ÁGUA NO MUNDO

TEXTO INFORMATIVO - "A ÁGUA NO MUNDO"


A água no mundo

A água é muito importante para a nossa vida. Ela está presente em muitas atividades do nosso dia-a-dia. Em nossahigiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes, etc. Está presente também em nosso lazer, quando nos refrescamos no rio, nas praias ou nas piscinas. A água também é fundamental para ahidratação do nosso corpo quando bebemos água e outros líquidos. Utilizamos também nas tarefas domésticas, como lavar roupas, limpar pisos, etc.
Há muita coisa a saber a respeito da água, ela está presente nos menores movimentos do nosso corpo, como no piscar de olhos. Afinal, somos compostos basicamente de água em mais de 70% do nosso corpo.
A água é um elemento essencial para a nossa vida, mas a água potável não estará disponível infinitamente, ela é um recurso limitado. A água também se encontra ameaçada pela poluição, pela contaminação e pelas alterações climáticas que o ser humano vem provocando, trazendo grande perigo para a saúde e bem estar do homem. Por isso cada um de nós devem,os usar a água com mais economia.
http://www.smartkids.com.br/especiais/agua

 

1) A água pode ser encontrada em nosso planeta em três estados físicos. Quais são eles?
2) Na natureza, onde podemos encontrar água na forma sólida?
3) A maior parte da superfície terrestre é coberta por água. Explique porque tanta água não é suficiente para atender às necessidades humanas.
4)De que forma seria possível transformar a água salgada dos mares em água boa para beber?
5) Na região onde você mora, existe mais água doce ou salgada? Dê dois exemplos.
6) Que atitudes poderemos ter para evitar que a pouca água doce existente no mundo acabe?
7) Que benefícios a água traz para todos nós?
8) Quando a água pode provocar prejuízos?

Fonte:  www.artedelecionar.blogspot.com.br 
 www.artedelecionar.blogspot.com.br 
 www.artedelecionar.blogspot.com.br 

DISTORCENDO GÊNERO "VIDE BULA"

DISTORCENDO GÊNERO "VIDE BULA"



Vide Bula

 INFORMAÇÕES AO PACIENTE - A roupa VIDE BULA é criada e produzida dentro das mais avançadas técnicas, proporcionando conforto e qualidade. Em prolongadas ou curtas viagens, é perfeitamente portátil, adequando-se a sua bagagem. Em caso de dúvida VIDE BULA.

APRESENTAÇÃO – Peças extraordinárias, em vários estilos, com os melhores revendedores autorizados.

COMPOSIÇÃO – As peças VIDE BULA contém:
Cores...................................................... com variações temporárias
Formas e estilo.....................................  várias tendências
Qualidade.............................................. 100%
Propriedades Técnicas......................... melhores recursos
Desenvolvimento ................................ 100%

INDICAÇÕES - Seu uso é de comprovada eficácia. Durante estudos, foi descoberta redução de irritabilidade e desânimo. Sua correta administração tem como propriedade moderar excessos de depressões, nostalgias crônicas ou congênitas. Seu uso prolongado envolve, criando situações de extremo prazer, transformando distintos hábitos arraigados. Analisado e pesquisado o produto, foi constatada a indicação excessiva bastante benéfica, agindo como estimulante e revitalizante do corpo e da mente.

CONTRA INDICAÇÕES – Pessoas que não gostam de sentir bem em roupas confortáveis, bonitas e arrojadas.

REAÇÕES ADVERSAS - Indicações inevitáveis ao fazer uso do produto: a perda do produto age diretamente no sistema imunológico, causando irritabilidade, secura na boca e descarga de adrenalina. O uso mais prolongado reduz visivelmente a idade cronológica do paciente, mantendo a perfeita e tão desejável sintonia: espírito, corpo e mente. Não desaparecendo o sintoma, consulte o revendedor mais próximo.

LABORATÓRIO - VIDE BULA Comércio e Indústria de Moda Ltda.


1. Esse tipo de texto NORMALMENTE serve para:
a) (     )   instruir e divulgar algo.
b) (     ) instruir e divertir.
c) (     ) instruir e partilhar um sentimento.
d) (     ) instruir e informar.

2. No caso acima, esse texto também tem como finalidade:
a) (     ) contar a história da marca VIDE BULA.
b) (     ) fazer uma propaganda da marca VIDE BULA.
c) (     ) ensinar como usar as roupas da marca VIDE BULA.
d) (     ) informar um acontecimento da marca VIDE BULA.

3. No texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica:
a) (     ) os elementos contra indicados nas roupas.
b) (     ) os componentes que fazem falta nas roupas.
c) (     ) os elementos que formam as roupas.
d) (     ) os itens que causam as reações adversas.

4. Segundo o texto, quem pode usar as roupas VIDE BULA?
a) (     ) Pessoas que não gostam de sentir bem em roupas confortáveis, bonitas e arrojadas.
b) (     ) Pessoas em dúvida sobre o que vestir.
c) (     ) Os revendedores autorizados.
d) (     ) Todas as pessoas que gostam de conforto, qualidade e de se sentir bem.
fonte:  www.artedelecionar.blogspot.com.br 

INTERPRETAÇÃO DE PROPAGANDA - PARA MONTAR AVALIAÇÃO


Analisar o cartaz. Explicar que trata-se de uma propaganda, para vender algo. Mediar os alunos a distinguirem o que é exatamente o produto da venda e o que é brinde.

1. Onde você poderia encontrar essa propaganda?
a) (     ) No hospital.
b) (     ) No supermercado.
c) (     ) No mural da escola.
d) (     ) Na farmácia.

2. Escreva dois verbos (ações) que aparecem na propaganda.

3. A palavra “COLORIR” é sinônimo de:
a) (     ) desenhar.
b) (     ) pintar.
c) (     ) apagar.
d) (     ) borrar

4. As palavras COMPRE e GANHE estão escritas em letras maiores para:
a) (     ) enfeitar a propaganda.
b) (     ) mostrar que todo produto vem com dois brindes.
c) (     ) atrair a atenção do leitor.
d) (     ) mostrar que há duas frases na propaganda.

5. Essa propaganda da marca PERDIGÃO tem o objetivo de:
a) (     ) ensinar as crianças a pintar.
b) (     ) vender gibis.
c) (     ) distribuir giz de cera gratuitamente.
d) (     ) vender produtos da Turma da Mônica Perdigão

Fonte: www.artedelecionar.blogspot.com.br 

o LEÃO E O RATINHO DIFERENTES VERSÕES

O Leão e o Rato

Estava um rato prestes a ser devorado por um gato faminto quando o leão que passava por perto, comovido com seu desespero, espantou o gato pra longe. Refeito do susto, o ratinho agradeceu:

“Muito obrigado por salvar minha vida, majestade. O senhor é o rei da floresta e não precisaria se incomodar com um ser tão insignificante como eu. Mas um dia eu hei de lhe retribuir esse favor.”

O leão, que não havia feito aquilo pensando em recompensa, seguiu o seu caminho:

“Pobre ratinho, como poderia ele retribuir um favor ao rei dos animais?”

No dia seguinte, o leão andava distraído quando pisou numa rede estendida para aprisioná-lo. Assim que pôs a pata na armadilha, a rede se fechou sobre o seu corpo.

“Ai de mim. Ficarei aqui a noite inteira até que cheguem os caçadores e me matem sem dó nem piedade.”

Eis que pela estrada vem passando o ratinho seu amigo. Ao ver o leão naquela situação, prontificou-se no mesmo instante:

“É já que vou retribuir o favor que você me fez.”

E pôs-se a roer as cordas até livrar o leão da rede dos caçadores.

Fábulas de Esopo. Adapt. De Ivana Arruda Leite. São Paulo: Escala Educacional. 2004.


TEXTO PARA LEITURA EM VOZ ALTA PELA PROFESSORA

O ratinho e o Leão

Um ratinho distraído não prestou muita atenção
E acabou capturado entre as patas de um leão!

“Senhor, leão, não me devore e me solte, meu senhor,
que um dia ainda posso lhe pagar este favor!”

O leão morreu de rir:
“Como posso precisar de alguém tão pequeno assim?
Pode ir cuidar da sua vida, deixe que eu cuido de mim!”

O ratinho viu-se livre, e o leão, com majestade,
Afastou-se de mansinho, todo cheio de vaidade.

Mas foi só andar dois passos e sentiu faltar-lhe o chão:
uma rede muito forte prendeu firme o leão!

Nem a força que ele tinha, nem seu urro de assustar,
Nessa hora não serviam para a fera libertar.

O ratinho, muito aflito, apressou-se a correr,
E, com dentes afiados pôs-se as cordas a roer.

O trabalho do ratinho, a roer sem descansar,
Só levou alguns minutos para a rede arrebentar!”

“A você eu devo a vida”, disse o humilde leão.
“Por ter sido orgulhoso, a você peço perdão!”

E o leão saiu pensando, bem feliz por estar vivo,
Que, conforme a ocasião, o tamanho é relativo...

E lá vem palpite!

Certa vez uma, pulguinha resolveu me atormentar.
Enfiou-se em minha roupa e se pôs logo a picar.

Procurei, que procurei, me coçando da mordida,
E, afinal, eu encontrei a pulguinha escondida.

Com a unha ia esmagá-la, quando foi que eu lembrei
Da história do ratinho que eu sempre admirei.

Resolvi então soltá-la e se foi ela pulando.
Desde então a sua ajuda eu fiquei cá esperando...

Fábula é sempre moral, qualquer um sempre divulga.
Mas pensar em gratidão não é o caso da pulga!

Mas em que uma pulguinha ia poder me ajudar?
Pulga não serve pra nada, serve só para coçar!

Bandeira, Pedro. Fábulas Palpitadas/ recontadas em verso
e comentadas por Pedro Bandeira. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2007. p. 37.

ATIVIDADES

1. Quem são os personagens dessas fábulas?
2. Onde a história acontece?
3. Cite a diferença entra a fábula do seu caderno e a fábula contada pela professora.
4. Faça como Pedro Bandeira e dê o seu palpite a respeito desta fábula.
5. Transforme as frases em perguntas substituindo as expressões em destaque pela palavra “Quem” no início. Não se esqueça do ponto de interrogação.
a)O ratinho estava distraído.
b)O leão morreu de rir.
c)O ratinho viu-se livre.
d)O leão saiu pensando.
6. Transforme as frases em exclamativas. Não esqueça do ponto de exclamação. Use a palavra “Como” no início.
a)O ratinho era distraído.
b)Era difícil prestar atenção.
c)O ratinho viu-se livre.
d)Ele estava feliz.
e)Roeu sem descansar.
Com base no texto de seu caderno, responda as questões abaixo.
7. A atitude do leão para salvar o rato demonstra:
a) (     ) inveja do gato.
b) (     ) piedade pelo rato.
c) (     ) desprezo pelo rato.
d) (     ) egoísmo por ser mais forte.
8. O sentimento do rato em relação a atitude do leão indica:
a) (     ) astúcia.
b) (     ) vaidade.
c) (     ) gratidão.
d) (     ) liberdade.
9. O leão foi aprisionado por causa:
a) (     ) da sua distração.
b) (     ) da mata fechada.
c) (     ) do desejo de vingança do gato.
d) (     ) do seu desconhecimento do ambiente.
10. O ensinamento dessa fábula é:
a) (     ) O orgulho leva à morte.
b) (     ) É melhor confiar desconfiando.
c) (     ) Quando a sorte muda, os fortes necessitam dos mais fracos.
d) (     ) Aos poderosos, tudo se desculpa; aos miseráveis, nada se perdoa.
11. O trecho “... quando pisou numa rede estendida para aprisioná-lo” comprova que os caçadores pretendiam:
a) (     ) caçar o leão.
b) (     ) ajudar o rato.
c) (     ) testar a armadilha.
d) (     ) caçar qualquer animal.
12. A fala do leão preso na armadilha confirma o sentimento de:
a) (     ) falta de esperança em ser salvo.
b) (     ) surpresa com a atitude dos caçadores.
c) (     ) esperança de chegar um amigo e salvá-lo.
d) (     ) certeza de que ia livrar-se sozinho da armadilha.

Fonte:  www.artedelecionar.blogspot.com.br 

Bilhete - PRODUÇÃO TEXTUAL


Pantanal ´Texto informativo

PANTANAL

Pantanal
O Pantanal é a maior planície alagável do mundo. As características marcantes do Pantanal é seu regime de cheias e secas e a relação entre a parte alta da bacia (planalto) e a parte baixa (planície).  Pantanal é um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil. Maior área úmida continental do planeta, destaca-se pela riqueza da fauna, onde dividem espaço 263 espécies de peixes, 122 espécies de mamíferos, 93 espécies de répteis, 1.132 espécies de borboletas e 656 espécies de aves. As chuvas fortes são comuns nesse bioma. Na época das cheias, as águas dos rios menores mesclam-se com as águas do Rio Paraguai, renovando e fertilizando a região.
http://www.portalpantanal.com.br/

1. O Pantanal é um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil porque:
a) (     ) é rico em fauna e flora.
b) (     ) se vendido, vale muito.
c) (     ) tem belas paisagens.
d) (     ) pessoas do exterior querem nos roubar.

2. Na época de cheias, a principal maneira de se locomover no pantanal é:
a) (     ) com cavalos.
b) (     ) andando entra as matas.
c) (     ) com barcos.
d) (     ) fica impossível se locomover.

dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.