quarta-feira, 20 de junho de 2012

Atividades com reais e centavos

Atividades com números ordinais


O porquinho feio - interpretação 3 º ano

Texto com interpretação - 3ºano O porquinho feio Era uma vez uma mamãe pata que tinha cinco filhotes. Quatro deles eram os patinhos mais lindinhos, fofinhos e amarelinhos que você pode imaginar. Mas o quinto era cor de rosa, tinha focinho e um rabinho enrolado. “Ele é muito crescido para a sua idade”, pensava mamãe pata. “Será que ele é um filhote de peru como todos dizem?” Mamãe pata levou seus filhotes para a aula de natação no lago. Todos os patinhos pularam logo na água, até o cor de rosa, apesar de ele não nadar tão bem como seus irmãos. “Bem, aquele patinho com certeza não é um peru!”, pensou sua mãe. No dia seguinte, chegou a hora de grasnar. Mamãe pata soltou um QUAC e cada um de seus filhotes a imitou. Mas, quando chegou a vez do patinho cor de rosa, no lugar de QUAC, ouviu-se ÓINC! ―Ele não é um pato! –gritaram todos. ―Ele é um porquinho feio, e não pertence ao nosso meio! E, assim dizendo, enxotaram o porquinho dali. Cansado, faminto e abandonado, o porquinho feio vagou durante vários dias em busca de um novo lar. Mas nem o passarinho lhe dava atenção. ―Suma daqui, seu porquinho feio! – gritavam, assim que o viam. Um dia, o porquinho feio chegou a uma fazenda, e viu alguns porcos. Aproximando deles falou: ― Eu sei que sou um porquinho feio, mas será que posso ficar aqui, morando com vocês? ― Um porquinho feio?! – eles exclamaram. ―Você é o porco mais lindo que já vimos! E, daquele dia em diante, ele viveu feliz para sempre. (Sugald Steer – São Paulo: Brinque-Book,1999) Interpretação do texto 1 – Quem são os personagens da história? 2 – Qual foi a primeira lição que a mamãe pata ensinou a seus filhotes? 3 – Quando foi que a mamãe pata descobriu que o porquinho não era um pato?Por quê? 4 – O que a mamãe e os patinhos fizeram co o porquinho depois da descoberta? Assinale a resposta correta: ( ) Ensinaram o porquinho a ser como um pato. ( ) Mandaram o porquinho embora. 5 – Quanto tempo o porquinho vagou à procura de um novo lar? 6 – Em que momento da história o porquinho conseguiu ser feliz? 7 – A história conta que nem um passarinho quis lhe dar atenção. Copie da história o que o passarinho disse a ele.

quinta-feira, 7 de junho de 2012


TEXTO 3 O louco e o pingüim O louco acorda de manhã e encontra um pingüim no quintal. O vizinho do louco, que estava espiando pelo muro, faz uma sugestão: - Por que você não leva o pingüim para o zoológico? - Boa idéia! Vou levar. No dia seguinte, o vizinho encontra o louco com o pingüim no colo. - Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico? - Levei, sim. Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center. Fonte: “Meu primeiro livro de piadas”; Fizetto, Ângela - Editora Todo livro. 1- Leia novamente o trecho : “- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?” Ao dizer isso ao louco, o vizinho sugeria que: (a ) O levasse para passear no zoológico. (b ) O levasse para ver outros pingüins no zoológico. (c ) O levasse para ser deixado aos cuidados do zoológico. (d ) O levasse para brincar com outros animais no zoológico. 2- Por que o vizinho ficou supresso ao encontrar o louco com o pingüim no colo? (a ) Porque não se coloca pingüim no colo. (b ) Porque ele não gostou de ir ao zoológico. (c ) Porque ele não levou o pingüim para passear no zoológico. (d ) Porque o louco não entendeu o que ele tinha sugerido. 3- “Hoje vou levá-lo...” . Nesse trecho, “lo” se refere: (a ) Ao louco. (b ) O vizinho. (c ) Ao pingüim. (d ) Não se refere a ninguém. 4- A função desse texto é: (a ) Informar como divertir um animal na cidade. (b ) Fazer o leitor rir. (c ) Instruir como cuidar de um pingüim. (d ) Informar o leitor sobre onde levar um pingüim para passear.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Avaliação de matemática 2/3º anos


dicas

Copiando a imagem das atividades Para copiar ou salvar as imagens das atividades siga os seguintes passos: 1- Clique sobre a imagem com o botão direito do mouse. 2- Irá aparecer uma caixa, clique em exibir imagem. 3- A imagem será ampliada, clique novamente sobre ela com o botão direito do mouse. 4- Irá aparecer uma nova caixa, clique em copiar a imagem ou salvar como. 5- Se copiar a imagem cole no Word. 6- Se salvar como, escolha um local no seu computador e salve.